Criando valor no ambiente digital

0
1634

se no marketing tradicional o objetivo final era converter todos os esforços em vendas, no marketing moderno o que pretendemos é aprofundar a relação entre a marca e o utilizador. Aqui não discutiremos as diferenças existentes entre os modelos de marketing, mas discutiremos as mudanças que os modelos existentes e os benefícios que são apresentados. A partir do uso massivo da internet, as organizações estão tentando se mover em direção a um ambiente eletrônico e esse progresso tecnológico afeta o marketing.

A intenção do marketing é justamente satisfazer as necessidades do usuário por meio da troca de produtos ou serviços e identificar essas motivações é o que faz uma boa execução de marketing. E um dos grandes benefícios do momento atual que vive o marketing, com ambientes digitais, é a possibilidade de aproximar o usuário para poder interpretar melhor seus desejos e, assim, traduzir em ofertas tangíveis ou intangíveis que satisfaçam seus interesses.

Uma consequência de todo esse novo panorama que se abre é deixar para trás alguns conceitos de marketing já explorados. Se no marketing tradicional o objetivo final era converter todos os esforços em vendas, no marketing moderno o que pretendemos é aprofundar a relação entre a marca e o utilizador. Aqui não discutiremos as diferenças existentes entre os modelos de marketing, mas discutiremos as mudanças que os modelos existentes e os benefícios que são apresentados. A partir do uso massivo da internet, as organizações estão tentando se mover em direção a um ambiente eletrônico e esse progresso tecnológico afeta o marketing.

Chama a atenção que a internet trouxe muitos benefícios ao marketing, chegando a transformá-lo em uma nova categoria: o marketing digital, que hoje é imperativo para todas as marcas, independente do segmento. O marketing digital é entendido como as atividades, processos, facilitados pelas tecnologias digitais para criar, comunicar e entregar valor aos clientes e outras partes interessadas, de acordo com a American Marketing Association. O termo foi introduzido em 1990, quando toda essa nova economia começava a ganhar força, hoje vemos que disciplinas afins, como a publicidade, também sofreram adaptações. Por exemplo, podemos entender em tempo real se a execução de uma campanha está sendo satisfatória ou não e alterá-la em tempo real a qualquer momento, para que as marcas possam atuar com mais rapidez, além de muitos outros benefícios.

A criação de valor também é potencializada neste novo ambiente.

As marcas agora podem trabalhar em conjunto com seus usuários nesse processo por meio de interações e experiências digitais das quais os consumidores agora participam. Os pontos de contato estão se expandindo e, como consequência, as marcas precisam traçar estratégias para aproveitar ao máximo essas horas da verdade.

Neste novo panorama existe uma grande preocupação com o utilizador consumidor, sendo esta a peça mais importante de todo o sistema de marketing, que se relaciona com os outros C’s que conhecemos como concorrentes, colaboradores, contexto e empresa. O interessante é observar como construir marcas e criar valor para elas nesse panorama que está sendo impulsionado pelas tecnologias digitais em todos os processos, desde a aquisição até a retenção e evangelização do cliente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here